(11) 2308-6128 | (11) 97413-5218 vendas@mainflame.com.br
Escolha uma Página

A maioria das indústrias costumam fazer a manutenção preventiva dos seus equipamentos e isso não seria diferente no segmento de combustão industrial, até porque a vistoria é essencial para evitar possíveis problemas futuros que podem ocasionar em situações desastrosas.

Como nós já estamos no final de ano, gostaríamos de saber: como você se organiza para fazer a manutenção preventiva dos seus equipamentos?

Entretanto, caso você não saiba responder essa pergunta ou possui uma noção, mas não sabe por onde começar, não se preocupe, nós iremos te ajudar! Continue a leitura e saiba mais ☺

Como funciona a manutenção preventiva na Mainflame?

Você sabia que nós realizamos este tipo de serviço com os nossos produtos? Se precisar, você pode contar com a nossa equipe de técnicos e engenheiros altamente capacitados e com ampla experiência em processos industriais que utilizam sistemas de combustão, atuando no auxílio, orientação e acompanhamento em projetos de melhorias e em adequações às normas vigentes no país e no mundo.

Seguimos rigorosamente as exigências da norma brasileira em vigor NBR 12.313“Sistema de Combustão – Controle e Segurança para Utilização de Gases Combustíveis em Processos de Baixa e Alta Temperatura.”, e lembramos que para atender a um dos requisitos desta norma os queimadores devem passar por manutenção preventiva periódica para garantir a segurança e funcionamento.  

Ao realizarmos uma MANUTENÇÃO PREVENTIVA mantemos o funcionamento original dos equipamentos e evitamos ocorrências de quebras e/ou falhas durante os períodos de produção, minimizando os tempos de paradas inesperadas e perdas na produção, neste tipo de manutenção serão realizados: 

  • Inspeção mecânica dos queimadores instalados;
  • Inspeção mecânica dos cavaletes de alimentação de gás; 
  • Levantamento fotográfico (com prévia autorização do cliente);
  • Teste nas lógicas de segurança;
  • Análises e ajustes da relação ar/gás;
  • Elaboração de relatórios;
  • Curva de desempenho dos queimadores; 
  • Teste de operação;
  • Acompanhamento posto em marcha.

Esta revisão poderá gerar uma melhora na performance dos equipamentos/ componentes, ocasionando REDUÇÕES SIGNIFICATIVAS em: 

  • Consumo de combustível
  • Emissões de gases poluentes
  • Custos de manutenção
  • Tempos de parada não programada

Nossa equipe de Assistência Técnica está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir total assistência ao cliente em todo território Nacional e América Latina, estando apta a realizar Supervisão de Montagem Elétrica/Mecânica, Comissionamento, Partida, Treinamento, Operação Assistida e Suporte Técnico. 

Agora, confira as nossas dicas para se organizar!

1 – Mapeie o cenário atual do seu equipamento

Antes de solicitar a manutenção preventiva, faça uma vistoria geral do seu equipamento. Observe os possíveis indícios de alterações e converse com os seus colaboradores que estão mais no cotidiano da operação e estão no processo. Sobre isso, vale analisar também: expectativa de vida do produto, condição atual, tempo de operação, última revisão, quando começou o problema, entre outros fatores.

2 – Levante todas as informações e comece um planejamento mais assertivo

Agora que você tem a lista completa dos seus equipamentos e o que está acontecendo, tenha em mente algumas perguntas importantes e se possível, tenha as respostas para a próxima etapa: 

  • Qual o esforço/custo será necessário para manter cada equipamento?
  • Seria mais barato e mais eficiente substituir um equipamento que esteja em más condições e/ou em vias de parar?
  • Seus equipamentos dão conta da demanda e atendem as metas sem sobrecarga?
  • Caso possua excesso de estoque, como você pode tirar proveito disso?

3 – Já verificou o seu colaborador?

Às vezes, a manutenção preventiva nem sempre está relacionada aos equipamentos, mas aos colaboradores que não estão aptos a fazerem a função destinada, ou seja, é preciso conseguir o engajamento dos funcionários no projeto, fazendo com que eles entendam o porquê de manter um controle sobre as revisões de equipamentos.

Com uma equipe treinada e empenhada 100% ao projeto, será mais fácil de encontrar os problemas e comunicar aos seus gestores, dessa forma, você garante uma equipe qualificada e que ao mesmo tempo, soluciona o problema com novas ideias de melhorias. 

Ações simples, mas básicas que no final das contas, fazem a diferença! Esperamos que tenham gostado e que utilizem na sua empresa, caso tenha dúvidas, entre em contato conosco! Desejamos boas festas e um feliz 2021!