(11) 2308-6128 | (11) 97413-5218 vendas@mainflame.com.br
Escolha uma Página

A compra da caldeira industrial é um passo muito importante para uma empresa, seja para expandir ou iniciar um novo negócio. Esse equipamento visa explorar ao máximo a capacidade produtiva e otimização do trabalho.

Se você está procurando a caldeira industrial ideal para o seu negócio, continue lendo esse texto, pois separamos algumas dicas que podem te ajudar.

Boa leitura!

Como a caldeira industrial pode ajudar o seu negócio?

Antes de mais nada vale lembrar que, a caldeira industrial é um equipamento que tem como objetivo gerar fluido vaporizante para a realização de várias atividades, além disso, pode ser usada em diversos segmentos da indústria.

As caldeiras industriais podem ser movidas por vários tipos de combustíveis, sendo gás, óleo e até combustíveis sólidos. Não são poucas as variedades de combustíveis utilizados pelas indústrias, e cada um deles possui suas particularidades, resultando em diferentes desempenhos, que variam de acordo com cada uma das características gerais, inclusive o tipo de caldeira.

O que considerar na hora de escolher a caldeira industrial para o seu negócio?

Sabemos que o investimento em uma caldeira industrial é algo muito importante para qualquer indústria, assim sendo, deve ser feito com cautela.

Listamos alguns pontos importantes que você precisa considerar antes da compra:

Qual a necessidade da sua empresa?

Você já sabe que precisa de uma caldeira, mas qual será a utilidade dela dentro da empresa? Existem vários tipos de caldeira e cada uma tem uma função nos processos produtivos.

Por exemplo, algumas são indicadas para processos de calefação, outras para a secagem, outras são destinadas para geração de energia e assim por diante.

Então, é preciso entender ao certo qual é a necessidade da sua empresa para fazer uma escolha mais assertiva.

Qual a capacidade necessária?

É fundamental você entender as necessidades de geração de vapor dos processos produtivos da sua empresa, e assim dimensionar de forma correta a caldeira industrial.

A potência de uma caldeira em excesso pode ocasionar desperdícios, assim como a falta pode gerar perdas.

Neste aspecto, também é preciso considerar os planos de expansão, pois o equipamento precisa suprir as demandas para os planos de crescimento da empresa.

Qual o espaço físico disponível?

As caldeiras podem ser fabricadas em diversos tamanhos e modelos, podendo ser horizontais ou verticais.

Por mais que a tecnologia tenha deixado os equipamentos cada vez mais compactos, é preciso avaliar o espaço disponível para que a instalação de uma caldeira industrial ofereça segurança.

Qual combustível devo escolher?

Entender qual o combustível tem maior disponibilidade em sua região pode ser um ponto determinante na escolha da caldeira industrial mais adequada para o seu negócio, mas não avalie apenas a disponibilidade.

Além da disponibilidade do combustível, é preciso avaliar o custo-benefício.

Talvez o combustível disponível não ofereça a eficiência esperada, neste caso é preciso avaliar outras fontes.

Avalie as opções de caldeiras disponíveis no mercado

Algumas atividades industriais necessitam de desempenho extra. Porém a eficiência de uma caldeira depende de um projeto bem elaborado, além dos padrões de qualidade que devem ser seguidos pelas fabricantes.

Assim sendo, é importante analisar quais são as opções disponíveis e como elas podem se adequar ao seu projeto.

Procure por caldeiras industriais com especialistas

A partir do momento que você definiu as questões anteriores é hora de escolher o fornecedor.

Essa escolha deve ser feita com cuidado, pois as caldeiras industriais são equipamentos que exercem atividades em altas temperaturas e pressões. Com isso, oferecem riscos de explosão e falhas, que podem colocar a vida dos colaboradores em risco, mas ao escolher o fornecedor ideal, esses riscos são minimizados.

Antes de adquirir seu equipamento, certifique-se que:

  • O fornecedor oferecerá manutenção e suporte técnico.
  • Se as normas de fabricação para caldeiras industriais são seguidas.
  • Se as matérias-primas utilizadas são de qualidade.

Sempre opte por fornecedores que ofereçam um excelente pós-vendas.

Seja para o início de uma nova indústria ou a atualização da sua linha de produção, conversar com profissionais e especialistas, procurar e trocar informações com quem entende do segmento é muito importante, e possibilita uma tomada de decisão mais assertiva.

Se você deseja saber mais sobre caldeiras e os equipamentos necessários para o bom funcionamento, fale com um de nossos especialistas clicando aqui.

Esse artigo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para receber mais novidades.

Até a próxima!