(11) 2308-6128 | (11) 97413-5218 vendas@mainflame.com.br
Escolha uma Página

As energias renováveis estão cada vez mais presentes nas indústrias, que buscam uma produção com menor impacto ao meio ambiente. Por isso, conheça mais sobre o uso desse recurso e as vantagens em implantar em sua empresa.

 

O que são energias renováveis?

 

O meio ambiente vem sofrendo sérios impactos causados pelas emissões de poluentes originados das fontes de energia não renováveis. Diante deste cenário é cada vez mais importante que os países adotem medidas para o uso das energias renováveis, também conhecidas como energias alternativas.

As fontes de energia renováveis são originadas de recursos naturais que se renovam a todo momento e estão disponíveis para o homem.

No entanto, isso não quer dizer que não acabam, como no caso da água, que deve ter o uso consciente.

O termo não é sinônimo de energia limpa, pois ainda que em menor volume, algumas alternativas ainda produzem poluentes. É o caso da biomassa, por exemplo, que consiste na queima de material orgânico e gera CO2.

 

 

Conheça os principais tipos de energia renovável

 

Há vários tipos de energias renováveis conhecidas e outras tantas que são objetos de pesquisas em curso. Desse modo, veja a seguir três das mais comuns em uso nas indústrias.

 

Energia eólica

A energia eólica é a transformação dos ventos em energia elétrica através de turbinas eólicas (aerogeradores). A energia mecânica gerada através da rotação é enviada ao gerador elétrico para a produção de energia.

A energia eólica é considerada uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável. No Brasil a capacidade instalada deste tipo de energia cresce cada vez mais, principalmente no Nordeste. Atualmente é a segunda maior fonte de energia alternativa mais utilizada na matriz elétrica do país.

Os ventos são um recurso sem fim, e nos locais com bom fluxo, dá para produzir energia o ano todo.

 

Energia solar

O sol é considerado o maior gerador de energia renovável, afinal de contas, ele ainda estará disponível por bilhões de anos.

Por ser a maior fonte de energia alternativa, a radiação pode ser captada para a geração de calor (energia solar térmica) ou para a geração de energia elétrica (energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica).

  • Energia solar fotovoltaica: Por meio de painéis solares, é possível usar a energia dos raios do sol para geração de energia elétrica. Nesse caso, as células fotovoltaicas internas fazem a conversão do calor. Ainda, pode ser usada para aquecimento da água para tubulações.
  • Energia solar térmica: através de coletores solares térmicos o calor do sol é captado, que é usado para aquecer água e outros líquidos. Lembrando que a energia solar térmica não gera energia elétrica, apenas calor.
  • Energia heliotérmica: também conhecida como energia solar concentrada é a geração de energia através do calor do sol. As usinas heliotérmicas utilizam vários espelhos para direcionar a radiação solar para um receptor que armazena um líquido. Quando este líquido é aquecido, gera vapor que alimenta as turbinas ligadas ao gerador elétrico. Por ter uma tecnologia mais complexa e apresentar maiores impactos ambientais, é pouco utilizada ao ser comparada com a energia fotovoltaica.

 

Biomassa

Este recurso consiste em usar os resíduos de matéria orgânica, seja de origem vegetal ou animal, para produzir eletricidade ou calor. Nesse sentido, um dos mais comuns é o bagaço da cana-de-açúcar.

Em uma usina termoelétrica por biomassa, diferentes matérias orgânicas são queimadas para a geração de calor e aquecer a água, o que produz vapor em alta pressão que alimenta turbinas e geradores elétricos.

Mesmo que haja uma pequena emissão de gases CO2, o uso da biomassa ainda é uma boa opção. Afinal, reutiliza compostos que iriam para o lixo, poluindo o meio ambiente de forma mais agressiva. E o gás que é liberado na queima é absorvido pela fotossíntese das plantas durante o crescimento.

 

 

Outras opções de energias renováveis

 

Além das fontes de energias citadas acima, não podemos esquecer das seguintes:

 

Energia hídrica

A energia hídrica ou hidrelétrica utiliza a água dos rios como fonte renovável para gerar eletricidade.

A energia das águas, em movimento ou armazenada em reservatórios, é captada por turbinas e geradores, que transformam a energia mecânica em elétrica.

Além disso, água guardada no reservatório da hidrelétrica pode ser utilizada para abastecimento de cidades ou irrigação de plantações.

Apesar de gerar eletricidade sem emitir poluentes, este tipo de geração de energia causa alguns impactos ambientais, como alagamento de grandes áreas, destruindo a fauna e flora local, além de provocar o deslocamento das comunidades ribeirinhas.

A energia hídrica corresponde a quase 60% da matriz elétrica de nosso país. Isso é um problema em períodos de seca, o que faz a produção baixar. Com isso, é preciso utilizar as termoelétricas, que são mais caras e mais poluentes. E o custo extra é aplicado nas tarifas de conta de luz.

 

Energia oceânica

O oceano oferece um grande potencial para a geração de eletricidade, que pode ser produzida a partir da captação das correntes marítimas e das marés, do movimento das ondas ou da temperatura das águas.

Apesar do potencial, esse tipo de energia é bem pouca explorada no Brasil e no mundo.

 

Energia geotérmica

A energia geotérmica ou geotermal é uma fonte de energia limpa e renovável, gerada a partir do calor produzido na camada interior da Terra, chamada de manto. Este calor pode ser utilizado para o aquecimento de residências ou empresas, além de gerar eletricidade através de centrais geotérmicas.

 

Por que o uso de energias renováveis na indústria é importante?

 

O uso de energias renováveis é cada vez mais comum no ramo industrial. Isso porque, além da questão ambiental, alguns fatores servem de incentivo na tomada de decisão, tais como:

  • Redução de custos da energia, apesar do investimento inicial;
  • Valorização da empresa no mercado;
  • Melhora do branding, o que engaja mais as lideranças.

Fora essas questões, a redução do uso de recursos fósseis tem incentivo dos governos em todo o mundo. Desse modo, há um esforço geral para ampliar o uso de fontes alternativas na matriz energética até 2025.

 

 Potencial para gerar energia

No país, há um grande potencial para produção de energias renováveis, o que o coloca à frente de outros países. Nesse sentido, a alta incidência de raios solares, bem como, regiões com ventos fortes durante todo o ano, geram energia para abastecer indústrias.

 

As energias renováveis custam menos?

 

Com o avanço das pesquisas e das tecnologias, fazer a troca para um meio de produção mais sustentável pode ser mais barato. Isso porque, diante da futura escassez de recursos fósseis, eles se tornam mais caros com o passar dos anos.

O custo para implantar o uso desse tipo de energia também reduziu ao longo do tempo, uma vez que ficaram mais populares. Portanto, se colocar painéis solares, por exemplo, antes era muito caro, hoje é mais acessível.

 

Redução de custos

Segundo o relatório Custos de Geração de Energias Renováveis em 2020, as energias renováveis já são a fonte mais barata. No Brasil, por exemplo, o custo dos painéis solares teve queda de 70% em um período de 7 anos.

 

Comprar ou produzir a própria energia?

 

Ao optar por usar fontes alternativas de energia na produção industrial, surge a questão de optar pela produção própria ou em adquirir de fora. Nesse ponto, alguns itens para levar em conta e fazer a melhor escolha são:

  • A quantidade de energia que a indústria usa a cada mês;
  • Quais recursos existem na região;
  • Se a empresa dispõe de espaço para instalar uma estrutura própria;
  • O valor disponível para investimento.

Essa definição prévia serve para fazer um projeto adequado para cada tipo de empresa. Afinal, em indústrias pequenas, com consumo de energia não tão alto, painéis solares, ou a energia de biomassa podem dar conta da produção.

 

Usinas de energia

Já para grandes parques industriais, onde o consumo de energia é alto, demandam um fluxo que somente uma usina de energia pode suprir. No entanto, para implantar um projeto desses, além dos custos, é preciso de um espaço maior.

Hoje já existem opções para compra de energia limpa, seja pela transmissão direta de usinas ou pela compensação com créditos de carbono.

 

Vale a pena investir em energias renováveis?

 

Tendo em vista que os combustíveis fósseis são um recurso que vai acabar, a opção pelas energias renováveis é necessária. Desse modo, além de reduzir danos ao meio ambiente, mudar para esse tipo de recurso ainda pode ser mais barato.

Como já é uma tendência mundial, as indústrias que buscam modernizar sua produção para meios menos poluentes saem na frente. Afinal, o compromisso com o meio ambiente é um elemento muito valorizado no mercado atual.

 

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de mais dicas que podem ser interessantes para o seu negócio!

Até logo!