(11) 2308-6128 | (11) 97413-5218 vendas@mainflame.com.br
Escolha uma Página

Todos nós sabemos que os processos industriais que se utilizam de fluidos e gases como os vasos de pressão, caldeiras e tubulações são itens essenciais, mas também perigosos! Por isso mesmo, na operação desses equipamentos, é essencial entender mais sobre a norma NR13 e sua importância para as caldeiras industriais.

Também conhecida como Norma Reguladora número 13, ela tem como seu principal objetivo condicionar e garantir de forma plena a segurança na operação caldeiras e vasos de pressão, além de algumas tubulações.

E se você quer aprender tudo sobre essa norma tão importante e como ela atua na operação de caldeiras industriais, você com certeza vai se surpreender com esse guia completo que preparamos com todas as informações essenciais! Confira!

 

O que é a norma NR13 e qual sua importância para caldeiras industriais?

A norma NR13 nada mais é do que uma das normas de regulamentação desenvolvidas pelo ministério do trabalho e emprego, e sua nomenclatura completa é: Norma regulamentadora número 13 – caldeiras, vasos de pressão e tubulações.

Ela foi aprovada pela portaria número 3.214 no dia 8 de junho de 1978, e desde então já sofreu uma enorme infinidade de revisões e também adaptações, que tiveram como função acompanhar e manter alinhado às evoluções tecnológicas nesse campo, que se desenvolveu rapidamente ao longo dos anos, inclusive as caldeiras industriais.

Sua primeira e uma das mais importantes revisões aconteceu em 1984, passando por uma segunda em mais completa no ano de 1994, que foi ainda mais aperfeiçoada em 2014. A última revisão e a mais recente aconteceu em setembro de 2017.

Para que sejam submetidas a norma, as caldeiras a vapor só precisam seguir a seguinte definição: “equipamento destinado a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, excetuando-se refervedores e similares.” E de acordo com a NR13, elas se dividem nas seguintes categorias:

  • Categoria A: caldeiras com pressão de operação igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm²);
  • Categoria C: caldeiras com pressão de operação igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm²) e o volume interno igual ou inferior a 100 litros;
  • Categoria B: todas as caldeiras que não se encaixam nas especificações anteriores.


De acordo com a
NR13, os vasos de pressão e caldeiras deverão ser inspecionados de modo periódico, essas inspeções devem constar em relatórios específicos que deverão estar disponíveis podendo ser acessados a qualquer momento para eventualidades e inspeções extraordinárias.

De forma bem básica e de fácil compreensão, essa norma é responsável por estabelecer requisitos mínimos para que as caldeiras industriais sejam geridas com integridade, tanto as caldeiras a gás quanto as caldeiras a vapor, assim como os vasos de pressão e as tubulações, visando em primeiro lugar a total segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos nas operações desses equipamentos.

 

Quais os diferentes tipos de caldeiras industriais?

Como você viu, a norma NR13 é fundamental para que as caldeiras e outros dispositivos sejam operados de forma segura, e essa norma engloba todos os diferentes tipos de caldeiras industriais disponíveis hoje na indústria. Mas você sabe quais são?
Nós preparamos essa lista para que você conheça um pouco mais sobre caldeiras industriais tipos e suas respectivas funcionalidades. Confira!


1 – Caldeiras Aquatubulares

São aquelas em que a água passa pelo interior dos tubos (aqua-tubulares), que por sua vez são aquecidos pelas chamas. Nestas caldeiras existem 2 tubulões (um de água e outro de vapor) que são interligados por paredes de tubos. São caldeiras de grande porte para maiores capacidades e pressões de trabalho. Podem queimar combustíveis líquidos ou gasosos (óleo ou gás), para isso utilizam queimadores, estas geralmente são de construção horizontal. 

Quando são construídas verticalmente pode ser dimensionada para queimar Biomassa (casca de arroz, bagaço de cana, casca de coco de babaçu, cavacos de madeira), devido a grande “fogueira” interna do material a ser queimado.

Dependendo da capacidade da caldeira elas podem chegar a alturas de 3 a 4 andares. 

2 – Caldeiras Flamotubulares

Outro tipo muito comum e popular de caldeira industrial é a caldeira flamotubular, que são utilizadas em sua maioria para aplicações de baixa pressão e algumas aplicações mais elevadas. São aquelas em que os gases provenientes da combustão “fumos” (gases quentes e/ou gases de exaustão) atravessam a caldeira pelo interior dos tubos (Fogo-tubulares) que se encontram circundados por água, cedendo calor à mesma. 

Devido à sua configuração (Cilíndrica) são caldeiras de pequeno/médio porte e estão limitadas a capacidade e pressão de trabalho. 

É basicamente construída por espelhos, tubos, fornalha e casco que formam a estrutura dessa que é a mais comumente encontrada nas indústrias dos segmentos: alimentício, farmacêutico e de bebidas.

 

3 – Caldeiras mistas

Como o nome já sugere, as caldeiras mistas são tanto aquatubulares como flamotubulares. Elas utilizam uma fornalha como das caldeiras flamotubulares em conjunto com as paredes de tubos de água, característica das caldeiras aquatubulares.

Geralmente a energia de aquecimento é gerado pela queima de combustíveis sólidos (lenha, cavaco, casca de arroz, etc..).

 

4 – Caldeiras industriais à gás

São equipamentos compactos geralmente fornecidos em um skid onde estão montados a caldeira com o queimador, ventilador, controle de nível, sistema de alimentação de água, sistema de filtragem, redução, segurança e controle de gás e o painel de controle e segurança. 

De operação mais simples são equipamentos com capacidades e pressões padronizadas (de acordo com o fabricante).

 

Quais as consequências de não atender a NR13?

Você já é quase um expert quando o assunto são as caldeiras industriais, porém, o mais importante é também saber quais são as verdadeiras consequências para uma indústria que não atende a tão importante norma NR13.

Primeiramente a saúde e bem-estar de todos os trabalhadores que trabalham com essa operação, além das multas, bem severas, a que estarão submetidos caso haja o descumprimento da norma. 

 

E se você quer saber mais sobre as Caldeiras Industriais e conhecer os melhores modelos do mercado, não deixe de conferir o catálogo da empresa que é referência nesse mercado, a Mainflame!