(11) 2308-6128 | (11) 97413-5218 vendas@mainflame.com.br
Escolha uma Página

Os queimadores industriais são vitais e fundamentais para qualquer projeto de caldeiras de vapor, estufas, fornos industriais e secagem de grãos nas indústrias agrícolas, e sem ele, muitas funcionalidades como a queima de combustíveis, seria completamente impossível. 

Mas afinal, você sabe o que é um queimador industrial?

Para que as máquinas funcionem a todo vapor, os queimadores industriais são essenciais! Além disso, são esses dispositivos que também influenciam e muito na economia elétrica, se adaptando a temperatura perfeita e ideal para o funcionamento pleno do maquinário.

E se você quer descobrir tudo o que precisa sobre o queimador industrial, assim como suas mais importantes funcionalidades e aplicações, venha com a gente conferir esse guia completo e com todas as informações mais importantes sobre o assunto!

O que é o queimador industrial e para que ele serve? 

Primeiramente, se você é iniciante no assunto e ainda não está familiarizado com o dispositivo, é muito importante que você entenda o que é o queimador industrial, e também para que ele serve! E para isso, nós temos todas as respostas!

Ele nada mais é do que um equipamento desenvolvido para a queima de combustíveis, que gera o aquecimento de gases, fluidos e algumas substâncias em temperaturas altas, por isso mesmo tão utilizado em caldeiras a vapor, assim como em fornos industriais.

Mas, o que esse dispositivo faz? É ele quem vai realizar a mistura do combustível com o comburente (oxigênio do ar), para obter assim uma combustão controlada mecanicamente, enquanto produz um padrão específico de chama e libera o calor.  O calor que é gerado, é utilizado para o controle da temperatura interna da câmara de combustão, até o ponto de controle desejado.

Esses dispositivos são necessários para que as máquinas tenham um funcionamento pleno, principalmente as térmicas! Mas, além disso, é o queimador industrial que também vai proporcionar a economia de energia elétrica, assim como uma maior agilidade na produção, o que o torna fundamental em diversos processos de segmentos industriais.

Outro ponto essencial sobre ele, é em relação a suas funcionalidades! É ele o verdadeiro responsável pelo contato em tempo suficiente entre o combustível e o comburente.


Quais são os diferentes tipos de queimador industrial? 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é o dispositivo queimador industrial e quais são suas verdadeiras funcionalidades, chegou a hora de conhecer também os diferentes tipos que estão disponíveis no mercado, e entender como cada um deles funciona. Confira!

 

1 – Queimador industrial a gás, tipo chama plana (Flat-Flame) 

Os queimadores tipo chama plana, como seu nome sugere, tem como característica o desenvolvimento de uma chama “achatada” e por esta razão são muito utilizados em sistemas de aquecimento onde a chama não deve incidir sobre o material a ser aquecido.

2 – Queimador industrial a gás, tipo tubo radiante 

Os queimadores tipo tubo radiante, neste sistema a chama fica enclausurada em um tubo, tornando-o rubro “radiante”, e não entra em contato com o material, podem ser utilizados tanto em fornos industriais quanto em aquecimento de ar ou imersão. Seu maior diferencial é o aquecimento uniforme ao longo de todo o sistema de tubos. 

 

3 – Queimador industrial a gás, tipo alta velocidade 

Os queimadores tipo alta velocidade, são utilizados em fornos industriais onde existe a necessidade de se gerar uma turbulência para a melhor distribuição de calor na fornalha.

4 – Queimador industrial a gás, tipo monobloco 

Os queimadores tipo monobloco, são equipamentos compactos e muito utilizados em sistemas de baixa temperatura, estufas, caldeiras, secadores para indústria cerâmicas e têxteis. 

 

E agora que você já conhece alguns tipos de queimadores industriais, encontre agora mesmo o modelo perfeito para o seu projeto no catálogo da Mainflame! O que não falta são diferentes opções da melhor qualidade para sua indústria!