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O projeto de qualquer equipamento, de origem nacional, deverá ser de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as Normas Regulamentadoras de Segurança (NR).

 

O que diz a NBR 12313?

A NBR 12313 fixa, em função das temperaturas nas superfícies internas da câmara de trabalho e/ou processo, os requisitos mínimos no que diz respeito à segurança para as condições de partida, operação e parada de equipamentos em sistemas de combustão que utilizam gás.

Ela estabelece que todos os dispositivos de segurança empregados nas instalações de sistemas de combustão sejam produzidos especificamente para uso com gás combustível e que possuam atestado de desempenho, emitido por órgão competente Nacional ou Internacional, para a finalidade na qual será utilizado.

Para reforçar a importância da NBR 12313, elaboramos este artigo trazendo os principais tópicos da norma para se ter um sistema de combustão produtivo e sem riscos de acidentes. Aproveite sua leitura!

 

Qual a importância da NBR 12313?

O principal objetivo da NBR 12313 é regulamentar os processos térmicos que utilizam sistemas de combustão a gás para gerar energia.

A NBR 12313 regulamenta os trabalhos em temperatura alta e baixa, considerando a liberação térmica que o sistema de combustão produz e o número de queimadores utilizados. Ela determina uma série de regras mínimas para o projeto e fornecimento dos equipamentos, abrangendo também os sistemas de monitoramento e as condições para que o sistema de combustão funcione de maneira segura, preservando a integridade de colaboradores envolvidos nos processos industriais, reduzindo a probabilidade de intervenções ou acidentes graves.

Com base nesses parâmetros, a NBR 12313 estabelece os principais componentes que devem ser utilizados e serão descritos a seguir:

 

Válvula de bloqueio manual 

Válvula operada manualmente, instalada na linha de alimentação de gás, na entrada de todos os outros componentes, com propósito de abertura completa ou fechamento total do suprimento de gás.

Esta válvula deverá possuir curso total para a abertura ou fechamento de 90°, com limitadores mecânicos. 

 

Filtro para gás 

O filtro para gás é um equipamento destinado a filtrar as impurezas provenientes da rede de gás, tais como carepas de soldas, pó da corrosão etc. 

Ele deve possuir elemento filtrante com orifícios de até 20 micra, sendo instalado na saída da válvula principal de bloqueio manual do gás, para proteger os demais componentes da linha de suprimento de gás.

 

Válvula de Bloqueio por Sobrepressão (Shut-Off)

Caso os componentes do sistema de combustão não suportem a pressão de entrada de fornecimento do gás, deverá ser instalado um sistema constituído por válvula de bloqueio automático por sobrepressão, com rearme manual, instalada na entrada do regulador de pressão com sensoriamento da pressão na saída desse e ajustada de modo a bloquear a passagem do gás em caso de elevação de pressão.

 

Válvula reguladora de pressão

Sua função é manter a pressão ajustada, caso ocorra variações na pressão de fornecimento do gás. A válvula reguladora de pressão pode ser auto operada ou piloto operada, sendo o fluido de atuação o próprio gás.

Algumas reguladoras já contemplam no mesmo corpo a Válvula de Bloqueio por Sobrepressão (Shut-Off) e a válvula de alívio parcial.

 

Válvula de Alívio de Pressão. 

Sua função válvula é eliminar o excesso de pressão causado pelo fechamento repentino das válvulas de bloqueio automático (NF).

A válvula de alívio parcial deve ser instalada na saída do regulador de pressão e ajustada com a pressão intermediária entre a pressão de bloqueio e de operação.

 

Pressostatos de Segurança

Equipamentos destinados a interromper ou ligar um determinado circuito elétrico quando a pressão ajustada for alcançada.

Segundo a NBR 12313, é obrigatória a instalação de proteção contra Baixa Pressão de Gás imediatamente após a Válvula de Regulagem de Pressão e de Alta Pressão de Gás imediatamente após as Válvulas de Bloqueio Automático (NF).

Também deve ser instalada proteção contra Baixa Pressão do Ar de Combustão.

 

Válvulas de Bloqueio Automático (NF)

De acordo com a NBR 12313 um sistema de bloqueio de segurança deverá ser instalado na linha de gás, formado por duas Válvulas de Bloqueio Automático do tipo NF (Normalmente Fechada), com falha segura, isto é, fechar quando desenergizada ou quando sob falha mecânica.

Essas válvulas deverão ser instaladas em série na linha de alimentação do gás e sua função é bloquear ou não a liberação do gás a partir de um sinal elétrico.

 

Válvula de Descarga Automática, para Vent (NA)

As Válvulas de Descarga Automática, devem ser do tipo NA (Normalmente Aberta), com falha segura, isto é, abrir quando desenergizada ou quando sob falha mecânica.

A válvula normalmente aberta é instalada na linha “vent” do sistema, permitindo o fluxo parcial do gás após testar a estanqueidade das válvulas normalmente fechadas.

De acordo com a NBR 12313, é obrigatório a utilização dessa válvula em sistemas com potência térmica superior a 1.000.000 kcal/h (1.200 kW).

Obs.: É obrigatório que as válvulas NF e NA tenham sido desenvolvidas para aplicação específica com uso de gás combustível.

 

Detector Visual de Vazamentos (Borbulhador)

O Borbulhador tem como finalidade indicar a existência de vazamento na Válvula de Alívio, na 1ª Válvula de Bloqueio Automático (NF) e na Válvula de Descarga Automática NA (Vent).

Quando o sistema de combustão está em operação normal ou parado, não deve existir qualquer borbulhamento no interior do borbulhador.

 

Teste de Estanqueidade

É o sistema que possibilita a identificação da ocorrência ou não de vazamentos de gás, através do sistema de bloqueio de segurança. Sua função é garantir que as Válvulas de Bloqueio Automático Normalmente Fechadas (NF) sejam 100% estanque.

O sistema de Teste de Estanqueidade, poderá ser feito diretamente nas válvulas de bloqueio automático por intermédio de um aparelho eletrônico dedicado, ou por intermédio de válvula by-pass e pressostatos de mínima e de máxima.

De acordo com a NBR 12313, é obrigatório a utilização desse componente em sistemas com potência térmica superior a 4.300.000 kcal/h (5.000 kW).

 

Manômetros com Registro Manual

O manômetro é o equipamento destinado à medição da pressão interna da tubulação de gás.

É chamado manômetro de alta pressão aquele instalado antes da válvula reguladora de pressão e de baixa pressão aquele instalado após a válvula reguladora de pressão.

Sob o manômetro é instalado uma válvula (Esfera, Ponta de Agulha ou Push Button) visando o bloqueio deste equipamento por ocasião de uma manutenção ou calibração periódica.

 

Detector de chama (Fotocélulas)

Um sistema de detecção de chama deve ser instalado, individualmente, para cada queimador principal ou conjunto de queimador piloto e principal, e deve monitorar somente a chama deste conjunto. Caso ocorra uma falha de chama esse sistema deve provocar o desarme automático do queimador.

Para processos com operação contínua (24h), deverá ser prevista uma fotocélula com autoverificação (self-checking), que deverá ser atuada automaticamente a cada período de pelo menos 1 h, com o queimador em funcionamento.

 

Painel de comando, segurança e controle

É obrigatório em todo sistema de combustão alimentado por gases combustíveis, como gás natural, GNL, GLP, biometano, dentre outros. 

Também chamado BMS (Burner Management System), o painel elétrico de combustão deve ser fabricado seguindo as normas técnicas de segurança regulamentadoras NR10 e NR12 e as orientações da NBR12313, para garantir a eficiência e segurança operacional do sistema de combustão.

 

Lembrando que de acordo com a NBR 12313 o suprimento de eletricidade para alimentação dos componentes de um sistema de combustão (programadores de chama, válvulas de bloqueio automático, transformadores de ignição, elementos auxiliares, etc.) deverá ser feito através de um estabilizador de tensão adequado e dimensionado para atender a carga requerida, ou o equipamento deverá ir para bloqueio de segurança e/ou desarme, caso a variação de voltagem exceda os limites admissíveis dos componentes do sistema.

A interrupção e/ou restauração do fornecimento de eletricidade, a qualquer tempo, não pode prejudicar qualquer condição de segurança ou desarme.

Qualquer dispositivo de detecção e proteção de chama que utilize microprocessador ou microcontrolador, deverá possuir um programa (software), construído de tal modo que o acesso e alteração do mesmo, pelo usuário, seja impossível.

 

Como vimos, atender as exigências da NBR 12313 observando os componentes citados é de suma importância para preservar a segurança dos colaboradores envolvidos na operação do sistema de combustão.

Vale lembrar que existem diferenças entre a NBR 12313 e as normas internacionais, portanto é necessário adequar os sistemas importados para que atendam também a NBR 12313.

A revisão vigente da NBR 12313 é de Set./2000 e não é raro ainda encontrarmos empresas que possuam um sistema de combustão em desacordo com as normas regulamentadoras.

 

Mainflame fornece equipamentos fabricados em conformidade com a NBR 12313

A Mainflame é uma empresa que possui mais de 10 anos de atuação no mercado, garantindo um amplo estoque de produtos em total conformidade com a NBR 12313.

Desde a venda de equipamentos aos serviços de assistência técnica, você pode contar com a Mainflame para manter um sistema de combustão seguro e que atende às exigências das normas de segurança.

 

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Até a próxima!