(11) 2308-6128 | (11) 97413-5218 vendas@mainflame.com.br
Escolha uma Página

O mercado oferece diversos modelos de válvulas, com várias aplicações diferentes, porém com a mesma qualidade em relação à matéria-prima e resistência do produto.

Dois tipos muito comuns de válvulas, usados em empresas de petróleo, gás, locais com tubulações de fluidos e indústrias em geral, são as válvulas de bloqueio e as válvulas de isolamento.

Apesar de os nomes serem parecidos e até causar alguma confusão entre quem não conhece, estes dois tipos de válvulas possuem bastante diferenças.

No campo da válvula de bloqueio, podemos listar as válvulas borboleta, esfera, gaveta, globo, agulha e guilhotina. Já entre as válvulas de isolamento, temos a válvula de bloqueio absoluto e a válvula de retenção. 

Vamos entender as principais diferenças? Continue lendo!

 

Importantes diferenças entre válvulas de bloqueio e isolamento

As válvulas de bloqueio são aquelas que permitem a passagem de determinada substância apenas para um dos lados, bloqueando a direção contrária. 

Já a válvula de isolamento é caracterizada por duas entradas e tem a função de isolar o sistema em um trecho específico. Quando um lado da válvula é vedado, o outro fica disponível. 

Confira algumas outras diferenças:

 

Válvula de Isolamento

  • Como o próprio nome já diz, isola uma determinada parte de um sistema;
  • Fica sempre aberta, e só é fechada para manutenção;
  • Pode ser usada em empresas químicas, de geração de energia elétrica, de mineração, entre outras.

 

Válvula de Bloqueio:

  • Interrompe um fluxo;
  • Funciona de forma plena somente quando se encontra totalmente aberta ou totalmente fechada;
  • Pode ser usada em linhas de uso geral.

 

Confira as características de cada uma!

 

Válvulas de Isolamento

Válvula de bloqueio absoluto – Com vazamento zero, essa válvula é bastante usada para bloquear gases e líquidos. Ela possibilita bloqueio rápido e pode ocupar qualquer posicionamento dentro da tubulação.

Válvula de retenção – De forma automática, essa válvula evita o retorno do fluxo para a tubulação. Pode ser encontrada em diferentes tamanhos para aplicação em condições que apresentam pressão e alta temperatura.

 

Válvulas de Bloqueio

Borboleta – A válvula borboleta conta com um disco preso ao eixo, que trabalha paralelo ao fluido em sistema aberto e perpendicular ao fluido com sistema fechado. É muito eficiente para baixa pressão.

Esfera – Possui obturador esférico no corpo tubular, tem passagem cilíndrica e pode ficar na posição aberta ou fechada. Esta válvula é bastante usada pela indústria naval.

Guilhotina – Podem ser construídas com um disco, que penetra o fluido bloqueando sua passagem ou por um tipo de figura oito, com uma parte fechada e uma aberta, que corre no copo da válvula causando o mesmo efeito.

Solenoide – Possuem em seu corpo uma bobina com um cilindro preso a um diafragma conectado a uma mola, ao se energizar a bobina, causa-se um efeito imã, retraindo o cilindro com o diafragma permitindo a passagem do fluido, e quando a bobina é desenergizada a mola empurra o diafragma fechando a passagem do fluido.

 

Conheça a Mainflame!

A Mainflame representa e distribui algumas marcas de renome mundial na área de combustão e poderá fornecer as melhores válvulas de bloqueio automático, Classe 1 de vedação, para gás combustível.

Possuímos as soluções necessárias para atender as necessidades dos mais variados processos industriais. Fale com a equipe Mainflame, clicando aqui.