(11) 2308-6128 | (11) 97413-5218 vendas@mainflame.com.br
Escolha uma Página

A caldeira industrial é um equipamento que necessita de cuidados para melhorar sua performance. Portanto, veja dicas de como otimizar os processos e aumentar a vida útil desse equipamento.

 

 

O que é uma caldeira industrial?

 

As caldeiras são equipamentos fundamentais em praticamente todo tipo de indústria. Em termos simples, elas são tanques fechados onde se aquece a água para transformá-la em vapor, que será utilizado em vários processos ou aplicações de aquecimento.

Esse aquecimento poderá ser realizado eletricamente por intermédio de resistências elétricas, ou através de um processo de combustão, feito pela queima de algum tipo de combustível, como por exemplo, Gás natural, GLP, Óleos combustíveis ou biomassa..

O vapor produzido pelas caldeiras poderá ser usado em algumas atividades, como:

  • Alimentar máquinas térmicas;
  • Esterilização;
  • Geração de energia;
  • Preparação de produtos orgânicos;
  • Calefação ambiental.

 

Dicas para manter a performance da caldeira industrial

 

Para fazer com que uma caldeira industrial tenha uma boa performance há alguns cuidados que devem ser seguidos.

Um dos principais motivos para aplicar esses cuidados na caldeira é manter a sua vida útil e performance. Além disso, é uma maneira de reduzir os riscos de imprevistos.

 

1.  Manutenção

Todo equipamento de indústria precisa passar por manutenção e não seria diferente com a caldeira industrial.

A manutenção preventiva deve ser realizada para evitar que problemas ou falhas aconteçam em seu equipamento, fazendo com que ele tenha uma parada não programada. Então, periodicamente devem ser realizadas vistorias para encontrar possíveis falhas e desgastes. Assim, garantindo o funcionamento correto.

É essencial que este trabalho seja feito por especialistas. Afinal, eles sabem quais pontos devem checar. Bem como, a maneira correta de realizar os reparos nas peças de uma caldeira.

 

2.  Faça a limpeza da caldeira industrial

Com o uso constante, a caldeira passa a apresentar alguns desgastes naturais. Isso acontece devido aos processos de queima e pela produção de vapor. Dessa forma, é comum notar detritos, incrustações e até corrosões.

Tudo isso afeta o rendimento desse equipamento. Portanto, fazer a limpeza da caldeira torna-se uma tarefa indispensável. Aliás, ao remover os elementos, você otimiza a geração do vapor.

Para a limpeza é necessário o uso de escova de aço que seja apropriada para esses materiais. Ou ainda, equipamentos específicos, como os pneumáticos. Afinal, eles realizam a tarefa de forma rápida e prática.

 

3.  Treine sua equipe

Outro ponto muito importante para melhorar a performance da caldeira industrial é preparar sua equipe. Isso porque, não adianta ter o melhor equipamento do mercado se o time não sabe manuseá-lo da forma correta.

Ofereça aos seus funcionários cursos e treinamentos que ensinam como fazer a operação do equipamento. Assim, você garante que seus processos tenham mais resultados e menos riscos de acidentes.

 

NR-13

Vale lembrar que este treinamento também está previsto na NR-13. Então, a norma exige que os operadores de caldeiras tenham o certificado de segurança na operação. Aliás, o curso deve ser ministrado por profissionais qualificados.

 

 

4.  Cuidado com a qualidade da água na caldeira industrial

A água de alimentação que será usada na caldeira precisa passar por um tratamento específico. Portanto, a qualidade dessa ação também influencia na performance do equipamento

Esse tratamento evitará que a água afete os equipamentos por onde passar. Com isso, aumenta a longevidade da caldeira e a eficiência diária no processo de combustão.

 

Tratamento

Há ainda outras funções do tratamento da água usada na caldeira que devem ser evidenciadas. Por exemplo:

  • Evita incrustações, preservando os componentes da caldeira;
  • Diminui a ocorrência de corrosão;
  • Eliminam os casos de desgaste de origem química, bem como a mecânica.

Os padrões de pureza da água que será usada dependem do tipo de atividade. Mas, em geral, estão relacionados aos sais dissolvidos presentes no líquido, como o magnésio, o sódio e o cálcio. Siga as recomendações do fabricante da caldeira.

 

 

5.  Opte por caldeiras de qualidade

Por fim, a principal dica é sempre optar por comprar uma caldeira industrial que seja de qualidade. Afinal, isso garante que o equipamento irá durar por mais tempo e oferecerá mais eficiência nos processos.

 

 

Fique atento

 

Há mais algumas dicas que podem melhorar a performance de sua caldeira. Então, veja quais são para aplicar no dia a dia da indústria.

  • Saiba qual o consumo de combustível necessário na caldeira;
  • Cheque sempre como está a qualidade da combustão;
  • Verifique a temperatura dos gases.

Essas são dicas essenciais para você que deseja manter a performance de uma caldeira industrial, além de prolongar sua vida útil e oferecer segurança para os processos e colaboradores.

 

 

Fale com quem entende de caldeira industrial!

 

Como vimos, a caldeira industrial é um equipamento essencial para muitos processos industriais, de diversos setores. Portanto, cuidar dela é garantir que tenha mais eficiência na produção. Bem como, maior vida útil.

Se você deseja saber mais sobre caldeiras, fale com um de nossos especialistas clicando aqui.

Esse artigo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para receber mais novidades.

Até a próxima!