(11) 2308-6128 | (11) 97413-5218 vendas@mainflame.com.br
Escolha uma Página

A manutenção em queimadores industriais e demais equipamentos deve fazer parte da gestão de toda indústria que deseja se manter no mercado, pois é uma ação que garante a eficiência dos processos produtivos e que interfere diretamente nos resultados financeiros.

As máquinas e equipamentos que não conseguem operar em sua capacidade máxima e que sempre necessitam de reparos constantes são um dos fatores principais dos resultados negativos de muitas empresas.

No artigo de hoje falaremos sobre a importância da manutenção em queimadores industriais.

Boa leitura!

Problemas ocasionados pela falta de manutenção

Investir em manutenção preventiva sempre será uma estratégia inteligente para que os queimadores industriais e outros equipamentos possam funcionar corretamente sem apresentar falhas.

Veja 5 problemas que a sua empresa pode ter caso não tenha um plano de manutenção eficiente.

1.   Segurança

Quando falamos em falta de manutenção em queimadores industriais, um dos pontos mais importantes que devem ser considerado é: o risco que os colaboradores estão expostos.

Equipamentos que necessitam de manutenção podem comprometer a integridade dos colaboradores, trazendo sérios problemas para empresas, como processos trabalhistas.

2.   Vida útil do equipamento comprometida

Você só perceberá a necessidade de manutenção nos equipamentos industriais quando ele já apresentar alguma falha, em alguns casos, a única solução é a troca.

Assim sendo, a falta de manutenção pode comprometer o tempo de vida útil dos queimadores industriais.

3.   Menor produtividade

A produtividade é algo de extrema importância dentro da indústria, não ter um plano efetivo de manutenção para os queimadores, e esperar paradas inesperadas para verificar se o maquinário está em perfeita ordem, reduz a sua produção, além de não assegurar a qualidade que é esperada.

4.   Menor competitividade

A falta de manutenção em queimadores industriais pode fazer a sua empresa perder a competitividade no mercado.

Se algum equipamento não funciona com o seu máximo desempenho pode acontecer:

  • Erros na produção;
  • Atraso na entrega dos produtos;
  • Falhas no processo;
  • Baixa qualidade do produto.

São pontos que comprometem a imagem da sua empresa no mercado, além disso, você pode perder clientes para a concorrência.

5.   Aumento de custos

Acidentes de trabalho, equipamentos com menor vida útil, menor produtividade e perda de competitividade, tudo isso aumenta os custos operacionais de uma empresa.

Investir em um plano de manutenção para os queimadores industriais é a melhor alternativa para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado.

Importância da manutenção em queimadores industriais

Se antes a manutenção de equipamentos industriais era uma preocupação secundária, hoje já é uma das prioridades, pois a manutenção de equipamentos industriais deve fazer parte da boa gestão de uma empresa.

A manutenção do queimador industrial é uma necessidade para garantir a segurança e a funcionalidade de todos os mecanismos. Além disso, é possível diminuir desperdícios de material, peças, combustível e redução de custos operacionais.

O cuidado precisa ser feito de forma regular, evitando acidentes, falhas na regulagem e pausas imprevistas. Assim, é possível medir os resultados com máxima excelência no curto, médio e longo prazo.

Existem três tipos de manutenção, acompanhe a seguir:

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é realizada quando o queimador já apresenta algum tipo de falha, comprometendo a sua capacidade produtiva, e em muitos casos equipamento se torna inútil. Por não ser planejada pode custar caro para a empresa.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é realizada em períodos estabelecidos, de acordo com o cronograma da empresa ou da fabricante do queimador.

Aqui é preciso considerar o estado do queimador, histórico de manutenções, tempo de funcionamento, entre outras informações que possam ser necessárias.

A manutenção preventiva em queimadores industriais deve ser realizada mesmo que o equipamento não demonstre mau funcionamento. Aliás, esse é o objetivo, prevenir que falhas aconteçam, através de aferições, lubrificação, calibragem, reparos, etc.

Manutenção preditiva

Através de um monitoramento constante, o objetivo da manutenção preditiva é antecipar e encontrar a fonte de algum problema nos queimadores ou outros equipamentos industriais.

Assim sendo, é preciso agir antes que os sintomas de falhas se tornem problemas potenciais.

É preciso estar atento a sinais que podem aparecer, e a partir disso fazer o rastreio constante para detectar a falha, os sinais podem ser:

  • Ruídos;
  • Calor em excesso;
  • Erros;
  • Vibrações não normais;

Monitorar o funcionamento de um queimador industrial pode prever a necessidade uma manutenção corretiva ou até mesmo alertar sobre o mau uso do equipamento.

Manutenção produtiva total

A manutenção produtiva total é baseada no método japonês dos 5S (organizar, arrumar, limpar, padronizar e ter disciplina), o objetivo aqui é otimizar e tornar os processos mais eficientes. Aliás, retrata uma evolução da corretiva para a preventiva, no total, são cinco metas a serem alcançadas:

  • Melhorar a eficácia dos equipamentos;
  • Promover a manutenção autônoma;
  • Planejar a manutenção;
  • Treinar o pessoal;
  • Gerir os aparelhos (conhecer o rendimento e custo da operação para a empresa).

Esse método, também chamado de TPM, pode aumentar a produção, reduzir custos, minimizar possíveis falhas nos processos, gerar um local de trabalho seguro, organizado e limpo.

A aplicação dessa técnica pode retardar os demais tipos de manutenção, dessa forma, evitando paradas desnecessárias para reparos que poderiam ser previstos.

Benefícios da manutenção em queimadores industriais

A manutenção em queimadores industriais deve ser um hábito se o objetivo da empresa é crescimento sustentável e a máxima performance.

Uma empresa que mantém dia a manutenção de seus equipamentos pode obter diversos benefícios, como:

  • Maior vida útil das máquinas;
  • Redução na compra de novos equipamentos;
  • Redução de custos;
  • Melhora no acabamento dos produtos;
  • Prazos cumpridos;
  • Alta na produção;
  • Melhora na competitividade.

É preciso adotar planos de reparos padrão para toda a empresa, dessa forma falhas e possíveis quebras são evitadas, ou ao menos minimizadas.

Para os queimadores industriais é preciso se atentar a rotina do negócio e levar em conta a utilização do aparelho.

Estimule sua equipe a seguir um plano de manutenção

Uma equipe bem alinhada com o propósito da empresa se antecede a problemas que podem surgir. Dessa forma, é preciso criar uma consciência nos colaboradores para que não ignorem qualquer tipo de sinal diferente que um queimador possa apresentar.

Tenha em mente que colocar essas metodologias em prática traz diversos benefícios para a sua indústria, e aqui podemos citar:

  • Redução de riscos;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Menos despesas com indenizações por acidente de trabalho;
  • Aumento de produtividade.

A manutenção em queimadores industriais, possibilita que a sua indústria alcance a máxima performance e se mantenha eficiente dentro do que se dispõem a entregar.

Faça a manutenção dos queimadores industriais com a Mainflame!

Sempre que precisar fazer a manutenção em queimadores industriais, conte com que entende do assunto. Em nosso plano de manutenção oferecemos:

  • Garantia de bom funcionamento.
  • Maior eficiência e menor consumo.
  • Aumento da segurança e vida útil do equipamento.

Fale com a nossa equipe e tire suas dúvidas!

Esse artigo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para receber mais novidades.

Até a próxima!